terça-feira, 30 de março de 2010

GM apresenta conceitos de "carros do futuro"

Após anunciar o fim da produção da Hummer, símbolo dos carros americanos grandes e "beberrões", a Montadora General Motors lançou três modelos definidos como "a solução para os motoristas do futuro". A apresentação foi feita na quarta-feira, 24 de março, e exibiu conceitos 100%  elétricos feitos sob medida para o uso urbano.
Os três modelos apresentados podem levar até dois passageiros e não emitem nenhum poluente na atmosfera. Além disso, os veículos trarão a opção de "condução autônoma" e poderão se comunicar entre si - ajudando a facilitar o tráfego e a evitar acidentes.
 
Isso é possível graças a um elaborado sistema de navegação GPS, mapas digitais, sensores de veículos, câmeras e outros dispositivos que serão integrados no veículo. Os elétricos possuem ainda a tecnologia Segway para se estabilizarem em apenas duas rodas.
Pesando 400 Kg, os carros são equipados com motores elétricos e alcançam 40 km/h - pouco para estradas, mas suficiente para se locomover pela cidade, garantem os fabricantes. A recarga poderá ser feita em qualquer tomada e terá autonomia para percorrer 40 km antes de precisar carregar novamente.
Carros do futuro
Os três modelos serão exibidos durante a World Expo, realizada de maio a outubro, na China. Com isso, a empresa pretende mostrar ao mundo o que os futuros motoristas encontrarão nas ruas de metrópoles como Xangai  no ano 2030.
Para o vice-presidente global de pesquisa e desenvolvimento da GM, Alan Taub, mais do que um novo conceito de carros elétricos, o EN-V (Eletric Networked-Vehicle) é uma reinvenção da experiência automotiva nas grandes metrópoles.
 
"Isto demonstra que agora nós temos tanto o conhecimento quanto a habilidade para criar uma maneira de transportar as pessoas de forma que não apenas garanta uma 'cidade melhor', mas que também ofereça às pessoas 'uma vida melhor", garantiu Taub.

Guilherme Costa
 

Nenhum comentário: