O futuro já chegou e esta apostando nas mudanças ecológicas. O ser humano decidiu pela qualidade de vida, afinal, é necessario preservar os recursos naturais e recuperar o planeta. Aprenda sobre a Arte de viver bem. Veja algumas opções mais recentes, abaixo.
Maior edifício comercial solar do mundo é inaugurado na China
Por: Juan Lourenço
Este é o maior edifício comercial do mundo a usar energia solar, construído recentemente na China.Por: Juan Lourenço
Cobrindo cerca de colossais 23.000 metros quadrados, o edifício tem centros de exposição, centros de pesquisa, salas de reunião e de treinamento e um hotel, tudo alimentado pelo Sol.
Via China.org via Ecofriend via Inhabitat via Gizmodo
A torre solar PS20, semelhante ao modelo utilizado pelo protótipo, localizada na plataforma Solucar, em Sevilha, na Espanha, entrou em operação comercial em abril de 2009, pode produzir 20 MW e abastece 10 mil. Foto/Divulgação
Um estudante de engenharia da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, desenvolveu um protótipo capaz de transformar energia solar em eletricidade também durante a noite. Claus Volkening, de 23 anos, projetou e testou o sistema em laboratório e garante que ele é capaz de produzir energia limpa 24 horas por dia.
O protótipo foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Engenharia Mecânica e Design e funciona de forma bastante simples. O estudante alemão conta que o seu trabalho utiliza uma torre solar e um tanque de água para gerar energia limpa, barata e permanentemente disponível.
“O problema da energia solar atual é que os momentos de pico de geração de energia – que ocorrem durante o dia – não batem com o pico de demanda por energia durante a noite”, explica.
Ele diz ainda que utilizou os tanques para armazenar na água o calor do sol absorvido durante o dia e reaproveitá-lo durante a noite. “Com esse modelo, mesmo quando a noite cai e a temperatura abaixa, a eletricidade ainda está disponível e confiável”, completa.
O modelo desenvolvido por Claus se baseia em uma torre de 1 km rodeada por placas de vidro ou plástico colocadas sobre um tanque de água de 16 km², criando no espaço uma reprodução do efeito estufa.
O equipamento coleta o calor do sol e envia o ar quente através da torre, que movimenta uma turbina. Quando essa turbina se move, ela gera energia elétrica sem emitir nenhum gás poluente, pelo menos enquanto o sol estiver brilhando.
No sistema de Volkening, parte dessa energia é desviada para aquecer a água que, por sua vez, libera o calor durante a noite. “Isso evita um pico durante o dia e suaviza a produção de uma forma geral”, diz. A técnica ainda permite uma variação da quantidade de água utilizada para armazenar o calor do sol, equilibrando a produção para os momentos em que mais for preciso.
Produção global
Para o formando, o sistema pode ser construído em qualquer lugar do mundo, basta que haja condições climáticas para captar energia. Segundo seu orientador, Dr James Buick, a tecnologia é simples e pode ser produzida com materiais facilmente disponíveis em qualquer parte do mundo, o que significa que, ao contrário de outras tecnologias, ela pode ser utilizada por países menos desenvolvidos.
“Tendo em mente que a demanda por energia está crescendo, que os combustíveis fósseis estão acabando e que bilhões de pessoas ainda não tem acesso regular a energia, vemos que o aquecimento global não é o único problema que pode ser resolvido com essa tecnologia”, afirmou o Dr Buick.
*Com informações de EcoDesenvolvimento.
A estação foi montada dentro de um contêiner no Brooklyn, em Nova York/Fotos: Divulgação
Um dos problemas que preocupa os interessados em investir em um carro elétrico é a dificuldade de recarregar as baterias dos veículos ao longo do dia. Uma alternativa acaba de ser lançada em Nova York e leva o conceito de sustentabilidade a sério. Trata-se de uma estação de recarga que abastece os veículos com eletricidade vinda de placas solares.
Localizada no Brooklyn, o posto é o primeiro da cidade e promete reforçar a ideia de que os carros verdes estão chegando para ficar. A ideia de criar um posto totalmente sustentável veio da Beautiful Earth Group, uma empresa de energia alternativa nova-iorquina.
235 painéis fotovoltaicos geram energia para abastecer os carros
“Nunca deixa de me surpreender a ideia de chegar ao volante de um carro esporte que não usa uma única gota de gasolina e que tem toda a sua força vinda da energia solar que recolhemos aqui mesmo no cais do Brooklyn”, disse o presidente e CEO da Beautiful Earth Group, Lex Heslin.
Eles construíram a estação dentro de um contêiner reaproveitado e adaptado para sua nova função. O espaço ganhou 235 painéis fotovoltaicos capazes de gerar energia para abastecer carros como o BMW MINI E da foto.
O posto ainda pode abestacer uma casa pequena e acumular energia para casos de emergência
Além disso, o posto produz energia suficiente para abastecer uma casa pequena e possui um banco de baterias capaz de armazenar eletricidade 24 horas por dia, sete dias por semana para ser utilizada em casos de emergência.
*Via EcoDesenvolvimento.
Um dos problemas que preocupa os interessados em investir em um carro elétrico é a dificuldade de recarregar as baterias dos veículos ao longo do dia. Uma alternativa acaba de ser lançada em Nova York e leva o conceito de sustentabilidade a sério. Trata-se de uma estação de recarga que abastece os veículos com eletricidade vinda de placas solares.
Localizada no Brooklyn, o posto é o primeiro da cidade e promete reforçar a ideia de que os carros verdes estão chegando para ficar. A ideia de criar um posto totalmente sustentável veio da Beautiful Earth Group, uma empresa de energia alternativa nova-iorquina.
235 painéis fotovoltaicos geram energia para abastecer os carros
“Nunca deixa de me surpreender a ideia de chegar ao volante de um carro esporte que não usa uma única gota de gasolina e que tem toda a sua força vinda da energia solar que recolhemos aqui mesmo no cais do Brooklyn”, disse o presidente e CEO da Beautiful Earth Group, Lex Heslin.
Eles construíram a estação dentro de um contêiner reaproveitado e adaptado para sua nova função. O espaço ganhou 235 painéis fotovoltaicos capazes de gerar energia para abastecer carros como o BMW MINI E da foto.
O posto ainda pode abestacer uma casa pequena e acumular energia para casos de emergência
Além disso, o posto produz energia suficiente para abastecer uma casa pequena e possui um banco de baterias capaz de armazenar eletricidade 24 horas por dia, sete dias por semana para ser utilizada em casos de emergência.
*Via EcoDesenvolvimento.
Ultra compacto, o modelo foi feito para se locomover nas cidades/Fotos: Divulgação
O mercado dos carros ultra compactos e isentos de emissão de CO2 não para de crescer. A última novidade vem da Peugeot e chama-se BB1 Concept. Esse protótipo, que a montadora classifica como “solução para as necessidades atuais e futuras de mobilidade urbana”, tem apenas 2,5 metros de comprimento e 1.6 metros de largura, mas pode transportar até quatro passageiros por 121 km utilizando apenas eletricidade.
De tão compacto, o BB1 pode ser estacionado em um espaço mínimo, inclusive em posição perpendicular à vaga. Tanto espaço interno é possível graças ao sistema de controle totalmente manual – o que deixa o veículo livre de pedais. A tecnologia foi desenvolvida pela Peugeot em parceria com uma empresa especializada no desenvolvimento de motocicletas.
Para reduzir ainda mais suas medidas, os retrovisores foram substituídos por câmeras e a abertura das portas é invertida – o que reduz sua largura e facilita a entrada dos passageiros. O interior do porta-malas ainda se adapta para oferecer um volume de carga em acordo com a necessidade: 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo.
Tecnologia
O carro é totalmente elétrico: sua propulsão é feita com dois motores elétricos ligados às rodas traseiras com potência de 15 kW, ou 20 cavalos cada, o que em conjunto dão uma potência de 40 cavalos para o veículo. Ele acelera de 0-30 km/h em apenas 2,8 segundos e seu pacote de baterias de íon de lítio garantem uma autonomia de 121 quilômetros com uma única carga.
O mercado dos carros ultra compactos e isentos de emissão de CO2 não para de crescer. A última novidade vem da Peugeot e chama-se BB1 Concept. Esse protótipo, que a montadora classifica como “solução para as necessidades atuais e futuras de mobilidade urbana”, tem apenas 2,5 metros de comprimento e 1.6 metros de largura, mas pode transportar até quatro passageiros por 121 km utilizando apenas eletricidade.
De tão compacto, o BB1 pode ser estacionado em um espaço mínimo, inclusive em posição perpendicular à vaga. Tanto espaço interno é possível graças ao sistema de controle totalmente manual – o que deixa o veículo livre de pedais. A tecnologia foi desenvolvida pela Peugeot em parceria com uma empresa especializada no desenvolvimento de motocicletas.
Para reduzir ainda mais suas medidas, os retrovisores foram substituídos por câmeras e a abertura das portas é invertida – o que reduz sua largura e facilita a entrada dos passageiros. O interior do porta-malas ainda se adapta para oferecer um volume de carga em acordo com a necessidade: 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo.
Tecnologia
O carro é totalmente elétrico: sua propulsão é feita com dois motores elétricos ligados às rodas traseiras com potência de 15 kW, ou 20 cavalos cada, o que em conjunto dão uma potência de 40 cavalos para o veículo. Ele acelera de 0-30 km/h em apenas 2,8 segundos e seu pacote de baterias de íon de lítio garantem uma autonomia de 121 quilômetros com uma única carga.
O veículo não possui pedais e todas as coordenadas são feitas manualmente
A estrutura da carroceria do Peugeot BB1 Concept é feita de fibra de carbono, o que o torna extremamente leve, pesando menos de 600 quilos. Com isso, o protótipo chega a atingir uma velocidade máxima de 90 km/h. Apesar de não ser muito alta, a velocidade é considerada ideal para um carro que se propõe a ser utilizado dentro das cidades. A direção é elétrica e o teto tem painéis solares que ajudam a ventilar o interior do carro.
O modelo foi apresentado recentemente no Salão do Automóvel de Frankfurt e a montadora ainda não possui datas para início de produção. Ainda assim, o protótipo já está sendo divulgado em diversas cidades da Europa.
*Via EcoDesenvolvimento
A estrutura da carroceria do Peugeot BB1 Concept é feita de fibra de carbono, o que o torna extremamente leve, pesando menos de 600 quilos. Com isso, o protótipo chega a atingir uma velocidade máxima de 90 km/h. Apesar de não ser muito alta, a velocidade é considerada ideal para um carro que se propõe a ser utilizado dentro das cidades. A direção é elétrica e o teto tem painéis solares que ajudam a ventilar o interior do carro.
O modelo foi apresentado recentemente no Salão do Automóvel de Frankfurt e a montadora ainda não possui datas para início de produção. Ainda assim, o protótipo já está sendo divulgado em diversas cidades da Europa.
*Via EcoDesenvolvimento
Nissan desenvolve sistema wireless para recarregar elétricos
Por: Guilherme Costa
O sistema já está sendo desenvolvido e testado em algumas cidades do Japão/Fotos: Divulgação
Que os carros elétricos são os veículos do futuro (próximo) restam poucas dúvidas. Com isso definido, as montadoras buscam agora criar soluções para recarregar e aumentar a eficiência das baterias. Uma dessas novidades tecnológicas vem da Nissan. A empresa está desenvolvendo um carro elétrico recarregável sem fio.
O sistema wirless funciona da seguinte forma: duas bobinas, uma colocada em baixo do carro e outra no chão, se reconhecem assim que são aproximadas. Com isso, uma indução eletromagnética faz com que a energia passe de um ponto a outro, carregando um carro pequeno em cerca de três horas.
Os engenheiros garantem que o sistema é tão eficiente quanto o tradicional e funcionará de maneira simples e barata. Apesar disso, eles ainda não dão um prazo de quando o sistema estará disponível ao público nem quanto o serviço irá custar.
Por: Guilherme Costa
O sistema já está sendo desenvolvido e testado em algumas cidades do Japão/Fotos: Divulgação
Que os carros elétricos são os veículos do futuro (próximo) restam poucas dúvidas. Com isso definido, as montadoras buscam agora criar soluções para recarregar e aumentar a eficiência das baterias. Uma dessas novidades tecnológicas vem da Nissan. A empresa está desenvolvendo um carro elétrico recarregável sem fio.
O sistema wirless funciona da seguinte forma: duas bobinas, uma colocada em baixo do carro e outra no chão, se reconhecem assim que são aproximadas. Com isso, uma indução eletromagnética faz com que a energia passe de um ponto a outro, carregando um carro pequeno em cerca de três horas.
Os engenheiros garantem que o sistema é tão eficiente quanto o tradicional e funcionará de maneira simples e barata. Apesar disso, eles ainda não dão um prazo de quando o sistema estará disponível ao público nem quanto o serviço irá custar.
Duas bobinas se reconhecem ao se aproximarem e transmitem energia de um ponto a outro
Quando se tornar real, o sistema possibilitará que o motorista estacione seu carro em um local onde a tecnologia esteja disponível, e o encontre recarregado na volta – sem fios, sem tomadas, exatamente como o wirless disponível para a internet, por exemplo.
A empresa ainda fala na possibilidade de, no futuro, instalar o sistema nas avenidas e rodovias, permitindo que os carros sejam recarregados enquanto circulam. Experimentos já estão sendo feitos em cidades como Sakai e Nara, no Japão.
*Com informações do TreeHugger. Retirado de EcoDesenvolvimento
Quando se tornar real, o sistema possibilitará que o motorista estacione seu carro em um local onde a tecnologia esteja disponível, e o encontre recarregado na volta – sem fios, sem tomadas, exatamente como o wirless disponível para a internet, por exemplo.
A empresa ainda fala na possibilidade de, no futuro, instalar o sistema nas avenidas e rodovias, permitindo que os carros sejam recarregados enquanto circulam. Experimentos já estão sendo feitos em cidades como Sakai e Nara, no Japão.
*Com informações do TreeHugger. Retirado de EcoDesenvolvimento
Volkswagen Up! Lite – Modelo passa a ser o carro para quatro mais econômico do mundo
Um dos poucos modelos inéditos mostrados no Salão de Los Angeles (EUA), que vai até o próximo dia 13 é o protótipo UP! Lite, da Volkswagen. Repleto de inovações, o protótipo pode se tornar o carro produzido em série para quatro ocupantes mais econômico do planeta. Isso porque é capaz de consumir apenas um litro de disel a cada 41 quilômetros na estrada, segundo a fabricante. Mas, para atingir essa incrível marca foi preciso empregar muita tecnologia de ponta. Já começa pelo sistema de propulsão, composto por um pequeno motor turbodiesel, com 0,8 litro de cilindrada que gera 51 cavalos e funciona em conjunto com um elétrico de 10 Kw. Na transmissão, a marca alemã instalou uma caixa seqüencial de sete marchas (DSG).
Mas isso é apenas o começo, porque o carro tem coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de apenas 0,24 e tem a entrada de ar do radiador escamoteável, ou seja, fica aberta apenas conforme a necessidade de arrefecer o motor. No lugar dos retrovisores há câmeras e as rodas são feitas de fibra de carbono e alumínio. Para economizar peso, a carroceria também é feita de materiais bem leves. Com toda a redução de peso foi possível reduzir as emissões para apenas 65g/km e ainda fazer o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos e atingir 160 km/h. Se o Up! Lite vai ser produzido? Não antes de 2011, mas teremos que esperar para ver.
Um dos poucos modelos inéditos mostrados no Salão de Los Angeles (EUA), que vai até o próximo dia 13 é o protótipo UP! Lite, da Volkswagen. Repleto de inovações, o protótipo pode se tornar o carro produzido em série para quatro ocupantes mais econômico do planeta. Isso porque é capaz de consumir apenas um litro de disel a cada 41 quilômetros na estrada, segundo a fabricante. Mas, para atingir essa incrível marca foi preciso empregar muita tecnologia de ponta. Já começa pelo sistema de propulsão, composto por um pequeno motor turbodiesel, com 0,8 litro de cilindrada que gera 51 cavalos e funciona em conjunto com um elétrico de 10 Kw. Na transmissão, a marca alemã instalou uma caixa seqüencial de sete marchas (DSG).
Mas isso é apenas o começo, porque o carro tem coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de apenas 0,24 e tem a entrada de ar do radiador escamoteável, ou seja, fica aberta apenas conforme a necessidade de arrefecer o motor. No lugar dos retrovisores há câmeras e as rodas são feitas de fibra de carbono e alumínio. Para economizar peso, a carroceria também é feita de materiais bem leves. Com toda a redução de peso foi possível reduzir as emissões para apenas 65g/km e ainda fazer o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos e atingir 160 km/h. Se o Up! Lite vai ser produzido? Não antes de 2011, mas teremos que esperar para ver.
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