quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO "SEGALL E O NAVIO"

Exposição "Segall e o Navio" aconteceu em Campinas - de 04 de agosto a 07 de setembro 2010, uma parceria Museu Lasar Segall com o Shopping Parque Dom Pedro.






Fotos das obras: MuseuSegall.org.br

Lasar Segall nasceu em Vilna, Lituânia, na época sob o domínio do império russo, em 23/07/1891 e faleceu em São Paulo SP em 02/08/1957. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1913, onde realizou as duas primeiras exposições de arte moderna do país: uma na cidade de São Paulo e outra em Campinas. Em 1923 Segall fixou residência no Brasil e se naturalizou brasileiro. Conheceu Mario de Andrade e se integrou ao movimento modernista, tendo sua obra modificada: com cores mais vivas e assuntos bem brasileiros.
Na segunda metade da década de 20 desenvolveu uma série de gravuras: Mangue e Emigrantes, expondo o seu trabalho em várias cidades da Alemanha - 1926 (país onde residiu antes de transferir-se para o Brasil).
Às vésperas da segunda guerra mundial o artista retorna aos temas trágicos do início de sua carreira, pois ele era judeu exililado, e trabalhava assuntos como: lembranças da sua juventude, a família pobre, o operário, etc. É quando suas obras mostram os grandes dramas da humanidade, como em: Progom, Navio de Emigrantes e Guerra.
Em 1949 Segall volta aos temas brasileiros pintando as série: Erradias e Florestas.
Em 1951 dá-se uma grande retrospectiva no MASP seguidas de salas epeciais nas I e III Bienais de São Paulo e na IV com uma sala póstuma, as quais foram as primeiras de uma série de exposições, que mais tarde, resultariam na criação do Museu Lasar Segall, na sua residência, na Vila Mariana, em São Paulo. 

Um comentário:

Rodrigo Nyrak disse...

Oi Ana Ligia gostei muito do seu blog e estou o seguindo, se puder faça parte do meu tambem. desde já agradeço e sucesso para você.
Você é muito linda. Felicidades!!!

O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe. Harry F. Banks