quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jardim flutuante limpa água e produz energia

Guilherme Costa
O Designer Vicent Callebaut apresenta o "Physalia", um protótipo de embarcação que não só purifica a água como ainda produz energia.
Chamado pelo criador de jardim flutuante, ele tem as formas e a transparência inspirados em uma espécie de caravela chamada Physalia phisalis.
Sua estrutura de alumínio é recoberta por células solares, e no casco estão localizadas turbinas que transformam a correnteza em energia. Dessa forma, além de auto suficiente, o barco ainda gera mais do que o necessário para o seu consumo.
Além disso, a parte que fica em contato com a água possui uma cobertura especial (com dióxido de titânio) que reage com os raios ultravioletas e quebra os poluentes em moléculas inofensivas, como dióxido de carbono e água.
Outro método de purificação é mais simples: trata-se de um grande filtro. Cruzando o casco, uma rede de canos também coleta água dos rios e a faz passar pelos jardins internos - nomeados "Água", "Terra", "Fogo" e "Ar" - devolvendo-a mais limpa ao ambiente.

O Physalia visto de baixo e a comparação da estrutura do barco com o da caravela Physalia physalis.
Estrutura desmembrada do Physalia mostra as camadas do projeto: cobertura de alumínio recebe um jardim no telhado. 
Os jardins internos ajudam na purificação da água; o sistema esta no projeto (abaixo) que mostra como a água passa pelo encanamento no casco. 
Interior do barco, com vista par fora, e o deck com vidros.
Desenhos mostram como o barco poderia ser usado em alguns dos principais rios da Europa, como o Sena, em Paris.


Nenhum comentário: