quarta-feira, 22 de julho de 2009

A IMAGEM

A força da imagem esta no fato dela produzir um estímulo instantâneo no indivíduo. Sua mente relaciona o que vê à experiência real, conhecida e experienciada, que jaz armazenada na memória. A percepção revive sensações semelhantes carregadas de significado.
A imagem se origina do mundo natural - visível - ou provem do imaginário - invisível - da memória, da fantasia, das projeções e das visualizações. As vezes a imagem se adapta aos códigos sócio-culturais e noutras vezes se altera para acompanhar o fluxo do seu tempo.
A Arte expressa as imagens que o homem forma dentro de si (ela é inerente a ele). Como linguagem, de comunicação e expressão, o desenho (arte) antecedeu em muito a escrita. Na pré-história a mão tentou desenhar traços, movida pelo pensamento nascente, que se desenvolvia lentamente. A experiencia foi fecundando a imaginação, aumentando a capacidade de raciocínio abstrato, muito importante para o desenvolvimento de civilizações: dos babilônios, dos egípcios. Os gregos não exitaram em absorver elementos de outras culturas, e, em todas as áreas do pensamento humano realizaram feitos que marcaram a história da humanidade.
O homem é portanto o grande autor das páginas da Hitória, expressadas pelos objetos, instrumentos e imagens que ele inventou. Os pensamentos, emoções, sentimentos, fantasias e visões, apesar de não serem objetos palpáveis e manipuláveis, possuem realidade física. Um pensamento é formado por centenas de impulsos eletroquímicos que percorrem o cérebro. Este armazena informações, sensações, percepções e compara, sintetiza, analisa, materializa as abstrações, inventa representações e fabrica imagens.
O homem sempre desenhou o homem e no início também a fauna. Através da Arte ele se elevou, através dela ele tomou consciência da sua capacidade criadora, sempre voltada para o belo e o bom. Em questão de Arte o belo possui manifestações variadas (por questões de cultura, de momento histórico, etc.). Há beleza também no feio porque a Arte vai além do conceito do bonito e bem feito. Ela é cheia de nuanças, assim como a vida, a considerar o gosto, a emoção, a educação, a posição social, a moda.
A nossa contemporaneidade abusa de certos privilégios, pois ocupa um lugar no espaço do tempo sem perder o elo com o passado e com as tradições. O passado, o presente e o futuro se mesclam no agora, numa sensação interna de relativismo, simultaneidade e multiplicidade. A História é atuante, comportando várias visões de mundo, que se manifestam através dos conhecimentos que marcaram uma época. Inserida nesse conjunto de conhecimentos a Arte atesta o seu valor estético, filosófico, espiritual e documental.
Analisando a História da Arte nota-se que no conjunto de suas manifestações expressivas e simbólicas, cada mudança de estilo geralmente coincide com as transformações perceptivas estruturais da relação do homem com o universo: através de novas técnicas, novos materiais, novas leis científicas, etc.
No século XX o desenho perdeu o seu caráter de intenção para se conectar com a indústria, ganhando uma força funcional - transformou-se em design. A partir desse século os artistas e manifestantes dos movimentos de Arte decretaram rupturas nas formas, a realidade é feita e desfeita a todo o momento. Os artistas plásticos investigam, procuram o senso no não-senso e o não-senso no senso. Há um processo além do dialético ainda em invenção. O artista precisa sempre de organização e instabilidade para o seu processo criativo em permanente construtividade simultânea.
A rapidez dos veículos de comunicação aprimoraram o gosto pela imagem e a capacidade de julgamento. A Arte diversificou-se (arte industrial, arte de propaganda,etc.) e esta em toda a parte: no cinema, na TV, nos livros, nos anúncios, na internet, etc. A imagem invadiu o mundo moderno (as vezes poluindo-o) impactando o sentido da visão. Este sentido possui a função de criar imagens mentais percebidos pelos outros quatro sentidos. As imagens constituem tudo o que o homem percebe ao seu redor, fornecendo-lhe elementos de formação de opinião sobre qualquer fato ou coisa.

Nenhum comentário: