segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projeto do trem bala na China


Interessante este projeto chinês, a locomotiva não precisa parar para pegar e deixar passageiros nas estações. Não há tempo desperdiçado.
O trem bala esta se movendo o tempo todo. Os passageiros embarcam na estação numa cabine conectora antes que o trem chegue. O trem vem mas não para na estação, ele apenas diminui a velocidade para pegar a cabine conectora, que irá se acoplar ao teto do trem.
Depois dessa acoplagem, os passageiros deixam a cabine conectora e descem para o interior do trem. Após o embarque a cabine conectora será movida para a parte traseira do trem, a fim de ser ocupada pelos passageiros que desejam descer na próxima estação. Na estação seguinte o trem deixará a cabine conectora com os passageiros dentro dela, para que eles desembarquem com a locomotiva em movimento. Ao mesmo tempo o trem levará a nova cabine conectora, que aguardava na estação, com os passageiros que desejam embarcar. 
Desta forma, o trem sempre terá duas cabines conectoras em cada estação: uma na parte traseira e outra na dianteira, no teto do trem, para embarque e desembarque.
Os chineses são realmente inovadores. Veja a ilustração no vídeo, acima. 
Eu, particularmente, adorei esta idéia: um conceito de trem sem paradas. Cada parada nas estações, por breve que possa ser, sempre implica em desaceleração do trem, com perda de energia e tempo. Desembarcar com o trem em movimento é maravilhoso.
Ana Ligia.

Nenhum comentário: