quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Luminária solar gruda na janela
Luminária solar tem ventosas na base e pode ser fixada à qualquer superfície plana.
Chamada de "Saint Clair", a invenção é da designer francesa Stéphane Maupin.
Na base da luminária estão as células solares que, graças às ventosas, podem ser fixadas nas janelas. Assim, durante o dia, elas são carregadas com luz solar e, à noite, a lâmpada esta pronta para iluminar qualquer ambiente.
A base que se fixa facilmente na vertical ou horizontal, também torna a Saint Clair versátil, podendo ser usada como luz ambiente ou de cabeceira.
Detalhe da base da luminária.
A Saint Clair pode ser usada como luz ambiente ou de cabeceira.
Vista da base mostra células solares e ventosas.
Guilherme Costa
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Carros elétricos podem substituir os tradicionais taxis londrinos
Guilherme Costa
O tradicional taxi preto londrino pode estar com os dias contados. Mas a mudança não sera na cor, que já transformou os carros num dos símbolos da cidade, mas sim na tecnologia utilizada nos veículos. Um protótipo elétrico apresentado pela Mercedes pode substituir os atuais "black cabs" até 2012.
O Mercedes eVITO irá a julgamento ainda neste ano para testar a sua adequação como parte da frota de taxi de Londres. "O eVITO é o primeiro taxi totalmente elétrico acessível com cadeira de rodas, representa um grande passo em direção ao nosso objetivo e nos torna um dos principais fornecedores de veículos ecologicamente amigáveis" afirmou em entrevista à Reuters o CEO da empresa Peter DaCosta.
O taxi da Mercedes foi desenvolvido em parceria com a Penso e a Zytec Automotive e pretende aumentar a porcentagem de 30% dos modelos da marca que já dividem os espaços nas ruas londrinas com os demais cabs.
Os tradicionais "black cabs" poderão ficar mais verdes.
Em defesa da adoção do modelo a montadora diz que o eVITO já esta adequado às normas de emissões propostas pelo prefeito Boris Johnson e que será válida a partir de 2012. O objetivo é tornar Londres a cidade mais limpa do planeta até as próximas Olimpíadas, que acontecerão na capital britânica.
"Sujeito a testes bem sucedidos o eVITO juntamente com o taxi VITO, já popular, oferece a Londres uma grande oportunidade de reduzir a poluição do ar com veículos modernos" acrescentou DaCosta.
Equipado com um motor de 70 kW (94cv) da Zytec Automotive o eVITO gera eletricidade a partir de uma bateria de lítio-íon e é capaz de rodar mais de 190km no trânsito típico de Londres - segundo a Mercedes com o mesmo desempenho dos taxis tradicionais.
O eVITO poderá entrar em circulação em menos de 2 anos.
Vídeos Variados
Eis um abridor de envelopes bem original!...
Você pode, basta treinar!
Você pode, basta treinar!
Animação "A Criação" - Der Trieckzeichner
Projeto pretende construir arranha-céu submerso autosustentável
Guilherme Costa
Já pensou em se hospedar em um arranha-céu submerso? Pode parecer estranho, mas o protótipo já existe e pretende construir uma estrutura do tamanho do Empire State Building abaixo do nível do mar. O GYRE será abastecido por energias renováveis e servirá de abrigo para cientistas e pessoas interessadas em conhecer mais de perto os mistérios dos oceanos.
O projeto é de autoria da ZIGLOO e pretende unir pesquisadores e turistas sem agredir o frágil ecossistema marinho e sem gerar nenhuma emissão de carbono. Construído "de cabeça para baixo" , o arranha-céu terá 400 metros de profundidade e espaço para quartos, laboratórios, lojas, restaurantes, jardins e áreas de recreação.
A torre submersa terá um casco duplo, coberto por vidro reforçado e será formada por uma sobreposição de anéis concêntricos com tamanhos entre 600 e 30 mil metros quadrados, resultando em uma área total de cerca de 210 mil metros quadrados - tamanho relativo a 40 campos de futebol.
O GYRE será totalmente abastecido por energias renováveis graças a um sistema integrado que une vento, sol e correntes marítimas. Além de uma série de turbinas eólicas verticais, uma matriz de células solares irá reforçar o abastecimento de energia do prédio.
Barcas subaquáticas irão funcionar tanto como captadores de energia maremotriz quanto como propulsores para serem utilizados quando o GYRE precisar se movimentar. A água da chuva também será captada e bacias de armazenamentos de água doce estarão dispostas na porção mais profunda da estrutura.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Jardim flutuante limpa água e produz energia
Guilherme Costa
O Designer Vicent Callebaut apresenta o "Physalia", um protótipo de embarcação que não só purifica a água como ainda produz energia.
Chamado pelo criador de jardim flutuante, ele tem as formas e a transparência inspirados em uma espécie de caravela chamada Physalia phisalis.
Sua estrutura de alumínio é recoberta por células solares, e no casco estão localizadas turbinas que transformam a correnteza em energia. Dessa forma, além de auto suficiente, o barco ainda gera mais do que o necessário para o seu consumo.
Além disso, a parte que fica em contato com a água possui uma cobertura especial (com dióxido de titânio) que reage com os raios ultravioletas e quebra os poluentes em moléculas inofensivas, como dióxido de carbono e água.
Outro método de purificação é mais simples: trata-se de um grande filtro. Cruzando o casco, uma rede de canos também coleta água dos rios e a faz passar pelos jardins internos - nomeados "Água", "Terra", "Fogo" e "Ar" - devolvendo-a mais limpa ao ambiente.
O Physalia visto de baixo e a comparação da estrutura do barco com o da caravela Physalia physalis.
Estrutura desmembrada do Physalia mostra as camadas do projeto: cobertura de alumínio recebe um jardim no telhado.
Os jardins internos ajudam na purificação da água; o sistema esta no projeto (abaixo) que mostra como a água passa pelo encanamento no casco.
Interior do barco, com vista par fora, e o deck com vidros.
Desenhos mostram como o barco poderia ser usado em alguns dos principais rios da Europa, como o Sena, em Paris.
Assinar:
Postagens (Atom)