Cursou Belas Artes na Escola de Desenho e Pintura Campinas, onde iniciou suas experiências artísticas. Posteriormente, envolveu-se mais profundamente com a arte contemporânea ao ingressar na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Porém o seu sonho maior sempre foi a paisagem e o impressionismo. Em 1988 conheceu o famoso e talentoso paisagista José Ferraz Pompeu (natural de Limeira-SP), carinhosamente conhecido - em Campinas onde residia - como Pompeuzinho. A partir dessa data, aluna e professor, percorreram Campinas e seus arredores, registrando em suas telas as mais bonitas paisagens.
Dentre tantos estilos da história da pintura Ana Ligia escolheu pintar o que mais gosta: paisagens feitas no local em estilo impressionista. Ela gosta da espontâneidade desse estilo, que elimina detalhes, simplifica o desenho, enfatiza a luz e se utiliza de cores claras. Ela considera emocionante pintar no local e acha que toda essa emoção é passada, de alguma forma, para as telas.
ALGUMA TELAS
1. Título: "Amor Juntinho" - Campinas-SP, Brasil.
O título da tela é homenagem à flor, conhecida na região com este nome. O local é um apiário da Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas.Antigo local de lanche dos pintores de campo, de Campinas. Pintores antigos como: José Ferraz Pompeu, Orestes Pezzotti, Hélio Coluccine, José Rincon, Franco Sache, Enéas Dedecca, Francisco Biojone e Aldo Cardarelli.
3. Título: "Serra da Mantiqueira" - Joaquim Egídio-SP, Brasil.